Você sabia que o brasileiro consome em média quase o dobro do limite diário de sal?
Um fato preocupante. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS/IBGE), a média do consumo de sal do brasileiro é de 9,3 gramas, sendo o limite 5 gramas por dia. Apesar disso, apenas 12% dos brasileiros adultos têm a consciência da alta ingestão de sal na alimentação diária.
Grande parte do sal consumido pelos brasileiros vem da adição do sal de cozinha aos alimentos, no preparo e no consumo. Além disso muitos alimentos industrializados possuem quantidades mais altas de sódio (componente do sal relacionado ao risco de hipertensão). Itens como temperos prontos, presuntos, mortadelas, salame, macarrão instantâneo salgadinhos de pacote colaboram para o aumento da ingestão do mineral. “O sal é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, e isso representa muito custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para sociedade, porque pessoas morremprematuramente, as pessoas adoecem, deixam de trabalhar e produzir”, revelou Eduardo Augusto Fernandes Nilson, Coordenador-Geral substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
O excesso de sódio é um dos responsáveis pela hipertensão arterial, de pedras nos rins e da insuficiência renal, aumenta as chances das doenças autoimunes, agrava a osteoporose, afeta o paladar, aumenta a retenção de líquidos no corpo (o que leva a engordar) e acelera o envelhecimento.