Doenças tropicais são aquelas que se manifestam principalmente nas regiões dos trópicos. América Latina, África e Ásia estão entre os principais afetados. A OMS classifica as doenças tropicais como males negligenciados pois, apesar de serem combatíveis, recebem pouca atenção das autoridades locais e acabam se tornando epidemias.
O calor do verão somado à umidade dos trópicos criam o ambiente perfeito para os principais vetores dessas doenças, transmitidas majoritariamente por mosquitos. São estas:
Dengue e Febre Amarela
Ambas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, são doenças infecciosas que afetam o sistema imunológico. A principal forma de prevenção é eliminar o mosquito, que se prolifera em ambientes de água parada. Apenas no Brasil cerca de 15 mil casos de malária são diagnosticados anualmente. Quanto a dengue, segundo dados do Ministério da Saúde, mais de meio milhão de casos foram diagnosticados em 2014.
Malária
Outra doença transmitida por mosquito (o Anopheles), afeta o fígado e se prolifera rapidamente, atingindo os glóbulos vermelhos. Após isso, começa a destruir esses glóbulos, causa obstrução de vias sanguíneas e promove a falência de diversos órgãos. Sendo extremamente mortal se não tratada apropriadamente.
Doença de Chagas
Uma doença característica de lugares acidentados ou com saneamento pouco desenvolvido, a Doença de Chagas é transmitida através das fezes do inseto Triatoma — conhecido popularmente como barbeiro — e também pelo contato com sangue infectado. Ao se alastrar pelo corpo, chegando em fase aguda, promove paralisias e necroses de diversos tecidos e órgãos.
Hanseníase
Antigamente conhecida como Lepra, é uma das doenças identificadas mais antigas que se tem notícia. A transmissão acontece pelo ar e afeta principalmente a pele e os nervos. Hoje em dia boa parte das pessoas já possuem defesas naturais contra o mal de Hansen, mas ainda há quem não possui tal defesa. É caracterizada, principalmente, por manchas na pele e perda de sensibilidade.